A teoria das cores foi uma grande descoberta para o universo do design e do marketing. Graças a ela foi possível entender o poder que uma única cor pode ter nas nossas ações, emoções e percepções ao entrar em contato com a mesma.

Exatamente por conta dessas características é que se torna muito importante a escolha das cores na criação da sua identidade visual. Que tal entender um pouco mais como esse processo é relevante para a criação da marca que vai representar o seu negócio ou a sua carreira profissional?

Etapa imprescindível para definir todos os aspectos de uma identidade visual

A escolha das cores certas para uma marca e identidade visual é uma etapa importantíssima e imprescindível para qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Por isso, para um nutricionista, esse cuidado não deve ser diferente.

A cor não vai apenas aparecer no seu logotipo e na sua marca. Ela também vai definir o ambiente da sua empresa, as campanhas de marketing que você vai fazer e transmitir todo o seu contato com o cliente através da sua identidade visual. O cliente, inclusive, vai sempre associar as cores à sua marca, sempre que encontrar com ela em outra ocasião.

Cores podem influenciar na contratação do seu serviço ou não

Você sabia que a cor da sua identidade visual é tão importante que pode definir a vontade do seu potencial cliente em te contratar ou não? É isso mesmo! Como as cores transmitem sentimentos, elas podem ter um papel importantíssimo na manifestação da vontade de um cliente em entrar em contato com você.

Quase metade dos clientes e consumidores desiste de uma contratação de serviço ou compra quando uma cor – no produto ou na marca – não lhes agrada. E isso, muitas vezes, é feito sem que eles mesmos percebam. Por isso, todo o cuidado com a escolha das cores é pouco!

Escolha cores que transmitem sua personalidade, mas nem sempre vá na sua favorita

Todo mundo tem uma cor favorita, não é mesmo? Aquela cor que você sente que te veste bem ou que te traz uma boa sensação ao entrar em contato com ela. Muitos profissionais, inclusive, fazem o uso de suas cores favoritas na criação de suas identidades visuais, para colocar toda a sua personalidade na marca – e isso é muito interessante para criar algo único. Entretanto, essa pode ser uma decisão arriscada, visto que sua cor favorita pode ser algo que não agrade tanto o seu público.

Por isso, um cuidado importante para a escolha das cores na identidade visual é optar sempre por cores que tenham sim relação com o seu trabalho e sua personalidade, mas que tenham mais chance de ser agradáveis para o público. Se uma delas é sua cor favorita, ótimo! Mas se não, é importante escolher uma escala de cores que te agrade e que seja confortável para a clientela.

Espelhe-se em marcas clássicas

Marcas clássicas souberam fazer o uso das cores na criação de suas identidades visuais, transmitindo o que gostariam e atraindo o número certo. A Ford, por exemplo, usa azul que é uma cor fria e que transmite tecnologia e precisão. O Mc Donalds usa o amarelo, que é excelente para chamar a atenção dos consumidores.

Escolher a cor certa é a melhor maneira de tornar a sua marca, além de única, inesquecível aos olhos do cliente!

Como você pensa em fazer o uso da cor na identidade visual? Conte com a orientação de um time de especialistas nessa escolha!