Cuidar da imagem do seu negócio é tão importante quanto cuidar da sua vida profissional, afinal, é ele que vai garantir o seu sucesso e sua renda financeira para o resto de sua carreira, caso você queira seguir como um profissional liberal.

Para um nutricionista, o cuidado com sua imagem profissional e de negócio é uma estratégia essencial de branding, que vai lhe acompanhar ao longo de toda a sua trajetória de sucesso. Mas você sabe o que é identidade corporativa? E o que é identidade visual? E branding? Já ouviu falar nisso?

O que é identidade visual?

Identidade visual é o conjunto de elementos que vai ajudar a definir e criar uma ideia, produto, negócio ou instituição. Ela é algo que vai além da marca do seu negócio, mas define também quais são as cores que serão trabalhadas em todo o seu material e em sua comunicação, a forma como você vai se comunicar e até mesmo o lettering que será usado em tudo que carregar a sua imagem.

A identidade visual ajuda a manter uma homogenidade e um perfil para o seu negócio, permitindo que ele seja facilmente identificado pelo cliente em qualquer situação, melhorando sua permeabilidade no público interessado.

O que é identidade corporativa?

Seguindo a mesma linha da identidade visual, mas não podendo ser confundido como a mesma coisa, a identidade corporativa é o aspecto que ajuda a definir e identificar uma empresa ou negócio em todas as suas esferas. Por isso, identidade corporativa é algo que vai além do visual, da marca, das cores e dos letterings usados em uma marca. Ela fala a favor também de comportamentos, posicionamentos da empresa e de cultura – tudo que ajuda a formar a identidade de uma unidade de negócio.

É claro que em algum momento, identidade visual e identidade corporativa são dois fatores que podem se cruzar na construção de uma marca ou negócio (como o seu consultório de nutrição), mas é preciso entender que cada um tem sua importância e funcionalidade para a criação de um espaço de sucesso.

O que é branding?

Falamos de identidade visual e de identidade corporativa, mas não mencionamos um aspecto que é considerado o mais importante quando o assunto é a criação e divulgação de uma marca de negócio: o branding.

Branding é um termo que vem de brand, ou marca em inglês, e significa toda a estratégia desenhada para criar, divulgar, apresentar e utilizar uma marca diante do público alvo, seus concorrentes e potenciais parceiros de trabalho. Tudo que você faz, portanto, que diz respeito a uma ação feita para sua marca é uma ação de branding.

Identidade visual e identidade corporativa são, dentro desse conceito, duas das estratégias mais importantes de branding para qualquer negócio, afinal, elas vão participar ativamente da divulgação e criação da marca que você vai carregar com o espaço que vai criar. É impossível, portanto, falar de branding sem levar em consideração a construção desses dois aspectos e, por isso, é preciso cuidar com carinho de cada um deles.

 

Para criar identidades corporativas e identidades visuais que condizem com o que você quer para o seu negócio, é preciso contar com um bom time de especialistas que vão lhe dar suporte nesse desenvolvimento. Esse é o primeiro passo de um branding de sucesso.

Você já entendeu como a pling pode te ajudar nesse processo?