Geral

As quatro ferramentas gratuitas que vão lhe ajudar no atendimento on-line

O atendimento via internet é uma novidade para profissionais da Nutrição. Por força do isolamento social, medida fundamental no combate à propagação do Coronavírus, muitos profissionais se viram em situação delicada com seus pacientes. E por isso o Conselho Federal de Nutrição autorizou, via resolução, o atendimento não presencial até 31 de agosto de 2020.

E agora, como prosseguir com os atendimentos?

A gente sabe que o relacionamento nutricionista-paciente é sagrado. Portanto, nosso artigo não visa recomendar como você deve proceder, como você deve falar, o que deve propor e de que forma.

Nossa única dica, que é uma boa notícia, é que a internet oferece ferramentas muito fáceis que podem auxiliar nesse processo. Preparamos uma lista com as mais utilizadas e conhecidas e que, ao mesmo tempo, são seguras do ponto de vista de sigilo da informação. Assim você poderá atender aos seus pacientes da melhor forma para ambos, minimizando a distância física.

1 - Skype. Essa é outra ferramenta bastante utilizada para conexão por vídeo. Você pode baixar o aplicativo no smartphone ou utilizar versão para o seu computador. Amplamente utilizado no mundo todo, o Skype apresenta conexões seguras e permite vídeo com chat. Como a consulta online é para ser o mais próximo possível da presencial, o chat não seria um recurso muito utilizado, mas é possível contar com as mensagens de texto para quando se finaliza o vídeo, por exemplo, ou para colar alguma receita de preparo de alimentos que você deseja que o paciente adote no hábito alimentar. Você precisa se certificar de que seu computador possua câmera e microfones de qualidade, para que a consulta não seja prejudicada por questões técnicas. O Skype também não limita o tempo de suas conexões e pode ser utilizado online apenas no navegador Google Chrome.

2 - Whatsapp. Você pode realizar uma chamada por vídeo com seu paciente no horário que vocês combinaram, com duração ilimitada, ou seja, a chamada não cai quando atinge determinado tempo. Você precisará de uma boa conexão de internet e atenção ao "delay" que o vídeo provoca, a fim de evitar interrupções de fala. O que pesa contra essa ferramenta é o fato de que você não consegue realizar chamadas de vídeo pelo computador, sendo necessário que seja feito pelo seu smartphone. Isso obriga você a ter um suporte ou tripé no qual o telefone possa ser acoplado, afinal você não vai ficar segurando o celular em modo selfie durante toda a consulta. Para baixar você deve acessar o repositório de aplicativos do seu celular, mas como esse é um dos aplicativos mais utilizados no mundo, é bem provável que você já o tenha instalado.

3 - Zoom. Essa é uma ferramenta muito utilizada no meio corporativo para reuniões, pois permite a participação simultânea de até 500 participantes. Por mais que você não atenda em grupos, essa é uma ferramenta útil para reuniões clínicas, por exemplo, para discussão de casos. O Zoom pode ser utilizado no smartphone e no computador. O acesso se dá por um link de uma "sala de reuniões", como a ferramenta denomina. É possível inserir chat também e a única limitação é o tempo. Em sua versão gratuita, o Zoom permite conferências por vídeos de até 40 minutos, cortando a conexão sem qualquer aviso prévio. Se você optar por utilizar o Zoom, certifique-se de controlar o tempo ou de reconectar, se for necessário.


4 - Hangouts. É uma ferramenta de vídeo construída pelo Google, o que lhe confere segurança e bons recursos. Gratuita, como todas as anteriores, o Hangouts tem um porém: exige que tanto você, nutricionista, quanto seu paciente, tenham contas de e-mail do Gmail. Não possui limitação de tempo para os vídeos.

E qual é a melhor?

Nós não temos uma resposta taxativa para essa pergunta mas fizemos uma seleção cuidadosa para indicar ferramentas que sejam conhecidas por você e por seus pacientes e, principalmente, fáceis de usar. Escute do seu paciente qual ele prefere ou se sente mais à vontade. E depois nos conte como foi sua experiência, relate no Universo da Nutrição quais são os desafios que você superou com o atendimento on-line. Seu relato pode inspirar outros tantos nutricionistas do Brasil!

Pense conosco: essa situação, apesar de crítica, prova que a internet é uma aliada na trajetória profissional. Pela internet há muitos meios de crescimento, aprendizagem e conexão! É nisso que nós acreditamos. Por isso, se você ainda não tem clareza do caminho a ser trilhado no meio digital, conte conosco! Vamos conversar e descobrir o que é melhor para você!

Seja o primeiro a comentar!