Geral

Os desafios do atendimento online para nutricionistas

Desde o início da quarentena, o Conselho Federal de Nutrição autorizou, via resolução, o atendimento não presencial até 31 de agosto de 2020. É uma forma de permitir que nutricionistas de todo o Brasil não se vejam em situação de paralisação total de suas atividades, visto que por medidas de cautela, a presença física não é recomendável.

Mas aí surgiram grandes questionamentos que talvez você, nutricionista, esteja se fazendo: como medir ou pesar o paciente remotamente? como mensurar os resultados sem o acompanhamento presencial, da fita, da balança?

Para ajudar a desfazer essas dúvidas e jogar luz ao caminho a ser percorrido, contamos com o suporte dos parceiros, entidades conveniadas à Pling que, em conjunto conosco, desenvolvem ferramentas de aprendizado e melhoria constante na profissão. A nutricionista Ana Carolina Bragança, sócia da Nutrissoma, de Porto Alegre, indica três formas de conduzir as consultas via internet que são simples de se adotar e métodos de avaliar os pacientes sem grandes dificuldades:

- Humanize o atendimento: você não poderá medir, pesar ou fazer a avaliação corporal como ela é feita no atendimento presencial. Mas, isso não pode ser um impedimento para o acompanhamento do paciente. Foque em aspectos comportamentais;

- Use outros parâmetros para avaliar os resultados. Esqueça os números. Você conseguiu comer mais saudável desde a última avaliação? Sente que sua alimentação atual lhe dá mais saciedade e disposição? São perguntas que podem mensurar se o paciente está atingindo os objetivos;

- Nada lhe impede de usar o peso e medida indicados pelo paciente. Se você conseguir com que ele se pese e informe a você, ótimo!

A Pling fez um levantamento de ferramentas gratuitas e popularmente utilizadas para facilitar esse contato remoto entre nutricionista e paciente. Você pode conferir a lista completa aqui e preencher seu cadastro aqui para que possamos conversar sobre as facilidades que a internet e o meio digital podem lhe proporcionar enquanto nutricionista!

A Nutrissoma, parceira da Pling na área da Nutrição, promove cursos presenciais e via internet com temáticas de desenvolvimento profissional. Confira a agenda clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar!