Marketing

Marketing de conteúdo é um caminho para o sucesso do nutricionista

Por mais que você seja leigo nesse assunto, sempre é positivo aprender mais sobre uma temática que pode guiar o nutricionista por um caminho muito frutífero. Sim, estamos falando de marketing de conteúdo. E podemos adiantar que essa é uma solução inteligente de marketing que amplia as possibilidades e apresenta excelentes resultados para nutricionistas!

A definição dessa ferramenta, segundo Joe Pulizzi, autoridade no assunto e fundador do Content Marketing Institute é de que "marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores”.

Ou seja, o marketing de conteúdo é uma das mais variadas ferramentas do marketing. Utilizar esse tipo de estratégia, claro, não exclui a importância de adotar as demais ferramentas. O resultado de um marketing de conteúdo bem construído é gerar atração entre quem escreve – e por isso se torna uma referência – e quem busca sobre um assunto. E esse assunto pode, claro, ser nutrição! O marketing de conteúdo é perfeitamente aplicável na rotina de um nutricionista!

Dá até para comparar com algo muito mais familiar a todos, como os livros. Sim, os livros. Quando um escritor publica um livro ele está adotando a mesma lógica de atração do leitor e de conquista de autoridade (no assunto do livro) que usa o marketing de conteúdo. É claro que você não precisa dedicar horas e horas para publicar um livro. Não é isso que está em foco.

Tem jeito mais ágil e formas mais acessíveis para construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo. A Pling, que conta com um time especialista nesse assunto, preparou algumas dicas que podem dar uma base:

Você é bombardeado o tempo todo, na internet, com muito conteúdo (das formas mais diversas). Então uma das diferenciações é ser direto ao ponto. Ou seja, escrever textos relativamente curtos, sempre pensando no que pode despertar a atenção do seu paciente. A partir daí, com conteúdo publicado, o trabalho ganha um ou mais aliados: o Google ou outros buscadores.

Para ficar bem claro vamos ao exemplo:

Vamos supor que você seja nutricionista esportivo. Você vai basear sua produção em artigos a respeito dessa especialidade da nutrição, com atenção especial ao que prevê o código de ética, claro. Já na outra ponta, estão milhares de pessoas que buscam, todos os dias, por informações sobre nutrição esportiva. Consumo de macronutrientes, informações sobre suplementação para ganho de massa magra, para emagrecimento, enfim, uma série de conteúdo que pode conectar quem busca a você! Claro, esses são só alguns exemplos. Mas é nessa situação (hipotética) que o marketing de conteúdo começa a fazer sentido: quanto mais bons conteúdos você escrever sobre nutrição esportiva, maiores serão suas chances de possíveis pacientes localizarem você e procurarem por seu atendimento, pois eles sabem que estão procurando alguém que é referência no assunto. Não é excelente isso?

É importante, no momento de escrever, ter atenção para alguns pontos:

1. Autoridade se conquista com relevância. Ou seja, escreva conteúdo rico em informação, bem baseado, bem estudado. Se você escrever por escrever, apenas focando nas palavras-chaves que o Google prioriza, os buscadores detectarão e seu posicionamento será afetado;

2. Pense com a cabeça do paciente. Se coloque no lugar dele na hora de escrever. Geralmente o paciente é leigo. Utilizar uma linguagem mais popular e menos científica é uma boa alternativa;

3. Seja breve: quando as pessoas buscam por textos querem ter o acesso facilitado à informação. Textos curtos ajudam, mas cuidado porque textos curtos demais costumam decepcionar quem busca por informações completas.

A chave do sucesso com marketing de conteúdo na nutrição é gerar conteúdo que seja bem pensado e bem escrito, esclarecedor e que crie uma conexão.

“Já tenho conteúdo pronto, e agora, onde eu publico?” Essa é uma questão bem importante. Na internet há espaços que se dedicam a abordar temas especificamente de nutrição. São blogs, fóruns e sites de notícias e mídia em geral que contam com abordagens de conteúdo de saúde.

A Pling conta com um espaço completamente gratuito que permite a interação e publicação de conteúdos relacionados à Nutrição, o que chamamos de Universo da Nutrição. Veja o que tem sido debatido na sua área e fique por dentro dos variados conteúdos produzidos por seus colegas nutricionistas e também pelas entidades e conselhos que representam a sua profissão.

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