Marketing

Qual nome (naming) devo adotar no meu marketing como Nutricionista?

A resposta a esta pergunta pode parecer meio óbvia ou até mesmo sem propósito. Afinal de contas, você deve estar pensando: já tenho um nome que utilizo e não pretendo mudá-lo.

Pode parecer um assunto de menor importância, mas não é! Afinal de contas toda a sua estratégia de marketing está baseada na definição do nome que você usará para ser reconhecido(a) no mercado.

No marketing, chamamos isso de naming, que pode ser definido como a escolha do nome do produto, serviço ou empresa estabelecendo uma relação direta com o posicionamento que se pretende atingir. Um nome planejado tem a capacidade de conquistar mercado e potencializar novos negócios. Deve-se levar em considerações questões como pronúncia, escrita, concorrência e tendências. Um nome eficaz deve comunicar facilmente o posicionamento pretendido. Uma das funções mais importantes do naming é reforçar um atributo principal ou diferencial posicionando o produto ou serviço no respectivo mercado.

O nome profissional que você escolher deverá estar presente em toda a sua estratégia de marketing: no seu logotipo, no seu e-mail profissional, nas suas redes sociais, no endereço do seu site, e em todas as ferramentas de marketing que você, como nutricionista, usará.

Há ainda outras dúvidas a respeito dessa escolha, como por exemplo:

- Posso abreviar parte do(s) meu(s) sobrenome?

- Posso ocultar um ou mais dos meus sobrenomes?

- Preciso informar sempre o número do meu registro profissional?

Vamos usar como exemplo o nome do CEO da Pling, Paulo Francisco Sarmento Esteves Filho (ou seja, um nome grande, com 5 palavras e com muitos caracteres) e vamos supor que este profissional seja inscrito no CRN de São Paulo sob o fictício número 12345.

Teoricamente seria recomendável que este profissional escolhesse abreviar/encurtar seu nome para ser usado em sua estratégia de marketing. Afinal de contas, trata-se de um nome grande. Seria muito mais fácil que pacientes (e principalmente potenciais pacientes) memorizassem o nome "Paulo Esteves" do que o nome "Paulo Francisco Sarmento Esteves Filho".

Ou seja, analisado puramente sob a ótica do marketing, a recomendação de 10 em cada 10 especialistas será: abrevie seu nome, Paulo!

No Brasil, a entidade responsável pelo registro de domínios (domínio é o endereço do site na internet), a RegistroBr prevê expressamente um limite de 26 caracteres para a composição do domínio.

No exemplo que estamos citando, seria tecnicamente impossível no Brasil o registro do domínio www.paulofranciscosarmentoestevesfilho.com.br simplesmente porque ultrapassa o limite máximo de 26 caracteres.

Os "nomes de usuário" utilizados nas redes sociais

De forma similar ao que ocorre com a temática relacionada aos domínios, também no que diz respeito às redes sociais há limitação do número de caracteres. No Twitter, por exemplo, são 15 caracteres para o nome do usuário. No Instagram, o limite atualmente é de 30 caracteres. E em todas as outras redes sociais também existem limitações parecidas.

Portanto, nossas diretrizes de estratégia integrada de marketing para Nutricionistas apontam o seguinte:

a) o logotipo do Nutricionista (marca profissional) deve conter o nome completo do profissional, além da referência do seu respectivo conselho profissional (UF ou sigla) e o número do seu registro profissional. Em casos extremos, quando extremamente necessário, admite-se a abreviação de algum dos sobrenomes.

b) as demais estratégias de marketing (domínio de site, email profissional, nomes nas redes sociais, etc.) podem conter uma abreviação do nome (ou até mesmo a supressão de parte dele). Cuide, neste caso, para adotar o mesmo nome abreviado em todos estes locais de modo a criar uma identidade para que sua estratégia de marketing não vire uma bagunça.

As diretrizes atendem perfeitamente ao que consta no Capítulo IV do Código de Ética do Conselho Federal de Nutricionistas! Se você quer descobrir o melhor naming profissional para o seu consultório fale com o time de especialistas da Pling clicando aqui!

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